terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TRAJES

Casaca – É um traje de cerimónia por excelência, mas ao longo dos tempos foi sendo substituído pelo Smoking e hoje já só é usado para bailes e para recepções muito solenes. Preta com bandas de seda ou cetim e abas ornadas com um galão. A casaca usa-se sobre uma camisa branca. Entre a casaca e a camisa veste-se um colete branco, mas sempre que a casaca for usada até ao pôr-do-sol, o colete tem que ser branco.

Smoking – É um traje masculino que sucede à casaca. Ao menos que se trabalhe num restaurante ou num casino, este traje só deve ser usado à noite. No fundo, é um casaco de bandas de seda ou cetim e as calças um galão de seda de cada lado. O casaco se for cruzado tem dois botões, mas se não for só tem um. Usa-se camisa branca e usa-se com colete preto ou com uma faixa à volta da cintura (preta).

Fraque – É por excelência o traje de cerimónia que se usa durante o dia.
À noite, o seu uso é rigorosamente proibido. É usado em apresentações credenciais ao Presidente da República, casamentos, e apenas deve-se usar de manhã e nas primeiras horas de tarde. O fraque usa-se com colete branco ou bege, para festas. Para cerimónias oficiais e religiosas o colete é preto. Deve-se usar camisa branca e calçar sapatos pretos e meia preta comprida.


Fato Escuro – É normalmente utilizado para jantares e recepções, sendo o fato preto, azul ou cinzento. A camisa deve ser sempre branca. Os sapatos devem ser pretos. As senhoras devem usar vestidos curtos e chiques.

Sem comentários:

Enviar um comentário