quarta-feira, 6 de abril de 2011

Requisitos de uma boa imagem

Pontualidade:

-Não devemos atrasar-nos, sem ser por uma razão de força maior
-Nas empresas, os atrasos nas chegadas são penalizados pelo relógio de ponto.
-Nos compromissos profissionais, um atraso pode comprometer o negócio.
-Se a reunião se atrasar, quem ficou à espera pode ficar irritado e começará o contacto na defensiva ou mesmo com espírito de não cooperação.
-Em ocasiões, ninguém deve chegar depois do convidado de honra.
-Não se deve nunca chamar a atenção para o facto de ser o primeiro a chegar à empresa e o último a sair.

Ser bem-educado e positivo:

-Devemos desempenhar uma tarefa de maneira positiva.
-Usar o condicional
-Não mostrar que temos sinais de fraqueza, mas de consideração pelos outros.
-Usar sempre um sorriso a acompanhar a frase.

Demonstrar consideração pelos outros:

-Este requisito deve ser para aqueles que querem ter uma boa relação interpessoal.
-Todas as pessoas devem merecer a mesma consideração, apesar dos seus diferente tipos de humor.
-Ter consideração pelos outros, implica que sejamos discretos.
-Nunca devemos quebrar o sigilo profissional, mas devemos demonstrar que estamos atentos a todos os assuntos da empresa.
-Não devemos chamar demasiado a atenção para o que se faz nem para a sua importância profissional.

Imagem pessoal:

-Este requisito, resulta do conjunto formado pela aparência física, pela linguagem não verbal e pela maneira de vestir.
-A maneira como a pessoa se veste, contribui de forma decisiva.
-Vestindo-se bem, terá um ar cuidado e impressionará bem toda a gente com quem contactar.
-A regra essencial é que cada um se sinta bem com o que veste.
-Ninguém se pode sentir bem de Jeans e camisola num local onde todos os outros convidados estão de smoking.
-Em ocasiões especiais é importante informar-se de qual o traje mais apropriado.
-É importante observar a maneira como se vestem as outras pessoas.

Falar e escrever bem:

-É importante falar e escrever bem
-Este tipo de erros podem destruir a imagem pessoal
-Deve-se procurar simplificar as frases
-Deve-se evitar linguagem rebuscada, seja a escrever ou seja a falar
-Se falar em público, procure ser breve, organizando-se em tópicos

Usar expressões: obrigado, se faz favor e desculpa

-Poderá criar uma boa cooperação entre o grupo
-Significa algum reconhecimento pelos outros
-É um bom investimento no futuro
-Ajuda a conservar uma imagem positiva

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